A gestão financeira de uma pessoa é um tanto complexa, não é mesmo? Imagine gerir uma empresa, uma instituição em que envolve pessoas, gastos, investimentos, lucros, escolhas, decisões… Mas espera um pouco, a vida financeira de qualquer pessoa envolve estes pontos.
Exatamente. A gerência escolar não é tão diferente assim, o que pode, ou não, mudar é a dimensão e os fatores das transações. Porém, para qualquer gestão, precisamos tomar certos cuidados como a insegurança, a incerteza e a redução da lucratividade. São fatores que podem interferir no resultado da sua gerência. Por exemplo, a redução da lucratividade das escolas de 2017 para 2018 foi de 7%, o que gera desconforto e, dependendo da situação em que estiver, risco financeiro para a escola.
Mais de 2/3 das empresas fecham antes de 5 anos. Mais empresas fecharam do que abriram nos últimos 3 anos. O único mercado em que isto não acontece é o educacional.
Vamos então às mudanças:
- Conhecer
Começamos conhecendo o Cenário, o Negócio, o Cliente, os Resultados, as Ferramentas e os Números. Conscientize sobre cada um deles.
Como: saber quais são os dias mais críticos para o fluxo de caixa; descobrir quais são as maiores despesas; levantar o custo bancário.
- Controlar
Tenha o controle do Contas a Receber, Contas a Pagar, do Caixa, do Fluxo de Caixa e da Conciliação Bancária. É necessário ter consciência de cada processo e movimentação.
Como: criar processo de conciliação bancária verificando todas as movimentações financeiras.
- Analisar
Avalie a energia que não traz resultado, Diferencie Custo X Gasto, Tenha em mente que a Disciplina reduz Gasto e o Significado no trabalho reduz Custo.
Como: conversar com o fornecedor que representa a maior despesa e conhecer o seu modelo de negócio e alternativas “ganha – ganha”, ou seja, para que os dois lados ganhem.
- Cobrar
Defina metas, Dedique Energia, Crie um processo, Acompanhe cada negociação, Acompanhe e avalie o processo.
Como: convidar os 10 maiores devedores para uma conversa propondo alternativas boas para ambos.
- Decidir
A decisão é grade parte da gerência. Com ela é que todo o processo funcionará. Crie o Orçamento, Concentre no que é vital, Olhe os números e as evidências.
Como: criar uma planilha com as 10 principais despesas de cada mês e os respectivos valores.
- Evoluir
Após atingir certa estabilidade em sua gestão, será a hora de pensar em crescimento. Evolua a sua Análise de Resultados, Análise do Cenário, O Negócio e a Remuneração dos Sócios.
Como: faça uma reunião com as pessoas mais brilhantes da escola para falar sobre o que pode melhorar no negócio e trazer mais resultados.
- Prosperar
Lucro é o aplauso do mercado. Buscar o lucro merecido por um serviço prestado de qualidade é missão de toda escola. Pense grande.
Como: escreva o valor do lucro desejado para o seu negócio e elenque o que você vai fazer com ele.
Não corra riscos. Trabalhar com financeiro pode te trazer aprendizados grandiosos.
“O homem é uma porção de matéria no estado de repouso e nem sempre quer se mexer.
Mas quando aquecemos e começamos realmente a andar, verificamos que (…) é mil vezes mais fácil continuar a avançar que iniciar o movimento.”
Alfred Montapert, in ‘A Suprema Filosofia do Homem’
Seja você a mudança que a sua escola precisa!